Conecte-se Conosco

Amazonas

SES-AM assina contrato estratégico com Prodam para hospedagem em nuvem do Sistema de Gestão de Saúde

Published

em


Saúde agora integra um rol de clientes que já estão na Nuvem Prodam, como Detran-AM, Procon-AM, Secretaria de Segurança Pública e a varejista TV Lar

Com o objetivo de reforçar a infraestrutura tecnológica frente aos desafios da saúde pública no Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) assinaram, em fevereiro, um contrato de hospedagem de servidores em nuvem. Com o novo contrato, a SES terá à disposição um ambiente virtualizado, com cinco terabytes de capacidade, utilizando as instalações do Data Center da Prodam.

“Esta é a capacidade inicial, mas nossos técnicos estarão sempre monitorando e caso seja necessário aumentar. Isso ocorrerá sem problemas, já que nosso ambiente é totalmente escalável”, afirmou o chefe da Divisão de Produtos e Marketing da Prodam, Renato Borges.

Para o secretário adjunto de Tecnologia da Informação da SES, Francisco Arce, a solução de hospedagem em nuvem da Prodam atende às expectativas da secretaria, que precisa de um ambiente seguro, com alta capacidade de armazenamento e que atenda aos principais requisitos de segurança do mercado.

Segundo ele, o fortalecimento dos sistemas de informação é um dos projetos do programa Saúde Amazonas, que busca a reestruturação do setor no Estado.

“Optamos pela Nuvem Prodam porque trabalharemos com mão de obra especializada e equipamentos robustos, de forma mais segura, diminuindo custos de manutenção de equipamentos e evitando riscos de problemas relacionados à falta de energia. E, por se tratar de informações relacionadas à saúde, temos a certeza de que poderemos trabalhar de forma mais escalável aumentando a demanda do serviço, quando necessário”, afirmou Arce.

Internet – No início de janeiro deste ano, a Prodam também foi responsável pela instalação de dois links ponto a ponto de 50 Megabytes cada, que conectaram o hospital de campanha Nilton Lins ao datacenter da empresa.

“Graças à distribuição da nossa rede de Internet na cidade, conseguimos atender a demanda por link de maneira bem ágil, contribuindo para o pleno funcionamento do hospital de campanha”, afirmou Renato Borges.

Transformação Digital – Um dos pilares da estratégia de transformação digital do Governo do Amazonas é utilizar a Tecnologia da Informação e Comunicação (TI&C) para oferecer aos cidadãos um serviço de saúde pública cada vez mais eficiente. Para implementar a saúde digital, a Prodam e a SES já estão trabalhando numa série de projetos, conforme explica Francisco Arce.

“Pretendemos ter a Prodam como a nossa grande aliada na implementação da estratégia da saúde digital no estado do Amazonas, no sentido de prover integrações relacionadas a sistemas de grande porte, apoio técnico nas áreas de redes, banco de dados, servidores e melhorias nos links de dados, tudo isso com um só propósito, o de atender a população, através das plataformas digitais que pretendemos disponibilizar em breve”, explicou o secretário adjunto da SES-AM.

Sobre a Prodam – A Prodam é uma sociedade de economia mista, que tem como maior acionista o Governo do Amazonas. Seus técnicos desenvolvem soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico.

Fonte: Governo AM
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *