Conecte-se Conosco

Brasil

É hoje! Bolsonaro promete provar fraude em eleições ao vivo

Bolsonaro insiste na aprovação do projeto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Impresso, em tramitação na Câmara

Published

em

O presidente Jair Bolsonaro convocou a população a assistir à live que fará nesta quinta-feira (29), na qual promete revelar uma “bomba”: supostas fraudes nas eleições de 2014 e 2018.

“O povo vai reagir em 2022 se não tivermos eleições democráticas. Todos nós queremos eleições. Peço que amanhã (hoje), às 19h, o pessoal assista, porque a gente vai demonstrar todas as inconsistências de 2014, 2018… São coisas fantásticas ali para mostrar”, declarou.

Bolsonaro insiste na aprovação do projeto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Impresso, em tramitação na Câmara.

Ele diz que não aceitará o resultado das eleições de 2022 sem o que chama de “voto auditável”.

Apesar das declarações, o chefe do Planalto colocou em dúvida, na quarta-feira (28), a participação na corrida eleitoral.

“Eu tenho de ter um partido político. Eu não sei se vou disputar as eleições do ano que vem. Devo disputar, eu não posso garantir”, frisou.

“E temos conversado com vários partidos, entre eles o Progressista, o qual integrei por, aproximadamente, 20 anos.”

Votação da PEC

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse hoje (28) que reforma do sistema eleitoral é uma das prioridades de votação da Casa após o recesso parlamentar. A retomada dos trabalhos no Congresso Nacional está marcada para 2 de agosto.

A reforma do sistema eleitoral tramita por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19.

O principal ponto do texto é o que torna o voto impresso obrigatório. Em suma, o texto apresentado pelo relator, Filipe Barros (PSL-PR), no final de junho, determina que se adote um tipo de urna eletrônica que permita a impressão do registro do voto. Dessa forma, a cédula em papel será então depositada em recipiente indevassável, assegurada a conferência pelo eleitor, mas sem qualquer contato manual.

Apesar disso, o texto ainda precisa ser votado pela comissão especial que analisa o tema.

Conforme Lira, a previsão é que o relatório seja votado pelo plenário a partir do dia 4 de agosto.

Leia mais no Correio Braziliense

Foto: Isac Nóbrega/PR

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *