Conecte-se Conosco

Política

CPI recebe dossiê da covid entre povos indígenas do Amazonas

O documento foi produzido pela Frente Amazônia de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas

Published

em

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), receberá na tarde desta terça-feira (19) um dossiê sobre a disseminação da covid-19 entre os povos indígenas do Amazonas. O documento será entregue, às 14h30, pela Frente Amazônia de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas.

“Essa audiência é para tratar da grave situação relativa à covid-19 nos povos indígenas no Amazonas, e entregar o documento a esta CPI com um conjunto de casos para que seja investigada a responsabilidade do governo federal, por ação ou omissão, para a disseminação da doença entre os indígenas e pelo elevado número de mortes ocorridas nestes povos”, explica Gersem dos Santos Luciano, em nome da coordenação da FAMDDI.

Conforme levantamento da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), divulgado em maio deste ano, foram registrados 38.566 casos confirmados, 557 casos suspeitos e 932 falecimentos de indígenas pela covid-19 na região amazônica, sendo que 316 dos óbitos, ou seja 1/3, ocorreu no Amazonas.

O dossiê de oito páginas da Frente traz detalhes sobre a morte e adoecimento por vovid-19, distribuição de cloroquina e invasões sistemáticas de garimpeiros entre os ianomâmis; a morte por covid-19 de Aruká, último ancião do povo uuma; as ameaças aos índios autônomos do Vale do Javari; o negacionismo de missionários que levou indígenas a recusarem a vacinação; a exclusão por parte governo federal dos indígenas de áreas urbanas e não demarcadas; e a morte em série de indígenas do povo kokama.

A entidade irá solicitar ainda aos senadores que o dossiê seja incluído no relatório final da CPI. O documento reúne informações baseadas em depoimentos de lideranças indígenas e de aliados e aliadas da causa indígena, apresentados durante o Encontro “Violações dos direitos indígenas e genocídio no Amazonas”, ocorrido nos dias 29 e 30 de abril de 2021.

Entre a comitiva que fará a entrega do dossiê estão previstos os nomes da deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR); o deputado federal José Ricardo (PT-AM); além de representantes do Cimi; da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJP-AM) e da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua).

Foto: Divulgação