Apesar da derrota nas eleições de 2022, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro mantém uma influência robusta nas redes sociais, destacando-se como a figura de destaque da direita global em engajamento, conforme apontado por uma análise da Ativa Web, especializada em marketing digital.
O estudo, que avaliou as últimas dez postagens de líderes conservadores influentes nas redes sociais, coloca Bolsonaro no topo em termos de engajamento. Ele supera figuras como o ex-presidente americano Donald Trump e o novo presidente da Argentina, Javier Milei, registrando uma média de 294.237 curtidas, em comparação com 181.441 de Trump e 208.289 de Milei. Nos comentários, Bolsonaro mantém uma média de 11.707,7, à frente dos 7.760 de Trump e dos 7.357,6 de Milei.
É notável que algumas das postagens mais populares de Bolsonaro no Instagram envolvem interações com Javier Milei, acumulando um total de 3,6 milhões de curtidas e 139.500 comentários. Além disso, Bolsonaro supera outros líderes políticos, como Vladimir Putin da Rússia, Recep Tayyip Erdogan da Turquia, Daniel Noboa do Equador e Giorgia Meloni da Itália em termos de curtidas e comentários nas redes sociais.