Nesta sexta-feira (22), o prefeito David Almeida (Avante) compareceu à Polícia Federal (PF) para formalizar uma denúncia de “ataque hacker”. O gestor municipal alega que circula nas redes sociais um áudio manipulado contendo sua voz proferindo xingamentos contra professores da rede municipal de ensino.
Durante coletiva de imprensa, Almeida afirmou que já identificou os responsáveis por compartilhar o áudio, que teria sido criado por meio de Inteligência Artificial (IA) para simular sua voz. No áudio, professores são xingados de “vagabundos” por supostamente exigirem dinheiro de “mão beijada”, em referência ao pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“Eu saio daqui e vou direto na delegacia registar o boletim de ocorrência para que a gente possa matar o mal pela raiz. Já identificamos quem disparou, quem é o administrador do grupo, que também está passivo de punição. Comete crime quem dissemina, quem administra grupos, esse administrador tem responsabilidade civil e nós vamos identificar, praticamente já identificamos e eu vou agora formalizar”, declarou Almeida.
O prefeito passou a madrugada tentando localizar os autores para divulgar os nomes daqueles que estariam por trás do ataque, que pode ter repercussões durante a campanha municipal de 2024.
“Eu só queria falar de eleição após o Carnaval, mas anteciparam muito processo eleitoral e fui vítima de vários ataques”, acrescentou.