Na quarta-feira (18), durante um discurso da embaixadora Michelle Taylor dos Estados Unidos, membros do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiram demonstrar seu protesto virando as costas, em resposta ao veto dos EUA a uma proposta de cessar-fogo apresentada pelo Brasil.
“Os EUA estão perdendo o respeito em todo o mundo”, declarou o jornalista Sulaiman Ahmed, que compartilhou o vídeo do incidente na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter). O texto brasileiro submetido ao Conselho de Segurança recebeu 12 votos a favor e duas abstenções. No entanto, os Estados Unidos, que têm poder de veto no Comitê, rejeitaram a proposta. A representante dos EUA, Linda Thomas-Greenfield, justificou a decisão, afirmando que o pedido não mencionava o “direito de autodefesa de Israel.”
O Brasil ocupa a presidência rotativa do Conselho e, em sua proposta, solicitava a imediata libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas, a criação de corredores humanitários em Gaza e a revogação da ordem de evacuação emitida pelo governo israelense.