O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, realiza, nesta quinta-feira, 6, uma série de reuniões para discutir medidas voltadas ao enfrentamento da inflação de alimentos. O dia começou com uma agenda interna, que inclui um encontro com ministros e auxiliares para tratar do tema. A previsão é que o encontro dure cerca de uma hora, com a presença de autoridades como o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Carlos Favaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Dario Durigan (Fazenda), e Guilherme Mello (Secretaria de Política Econômica da Fazenda).
Este é mais um passo do governo federal para buscar soluções para a alta dos preços dos alimentos. Como foi indicado pelo Broadcast, o governo adiou para após o Carnaval a definição de novas medidas sobre o assunto, embora várias opções ainda estejam em análise. Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se reuniu com ministros para discutir o tema, mas, hoje, não há previsão de sua participação nos encontros. A intenção é amadurecer as propostas antes de apresentá-las ao presidente.
Entre as opções em estudo pelo governo, destaca-se a possibilidade de estender a concessão de juros mais baixos para a produção de alimentos da cesta básica no âmbito do Plano Safra. Atualmente, essa medida beneficia pequenos produtores e agricultores familiares, mas o governo avalia expandi-la para médios produtores. Também está sendo cogitada a redução do imposto de importação de produtos agropecuários, embora essa medida seja considerada de impacto limitado, principalmente no curto prazo.
A expectativa, no entanto, é que o alívio nos preços dos alimentos venha com os efeitos da maior safra de grãos, que deve ocorrer ainda neste semestre. A solução definitiva para o problema da inflação de alimentos, portanto, parece depender mais do aumento da produção do que de ações imediatas.
À tarde, Alckmin dará sequência aos encontros, reunindo-se com associações e representantes do setor produtivo e alimentício no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), às 15 horas. Entre os participantes estarão líderes de importantes entidades do setor, como Bruno Ferla, da Marfrig, Ricardo Santin, presidente da ABPA, e João Galassi, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), entre outros. A partir dessas reuniões, o governo espera avançar nas discussões e, posteriormente, anunciar medidas concretas para enfrentar a inflação dos alimentos.