O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, completou 50 dias no poder nesta segunda-feira (10), e, até o momento, as bolsas de Nova York apresentam seu pior desempenho desde o primeiro mandato de Barack Obama, em 2009.
O índice Dow Jones Industrial Average registrou uma queda de 3,6% desde a posse de Trump em seu segundo mandato, enquanto o S&P 500 recuou 6,4% e o Nasdaq sofreu uma queda de 11%. O Russell 2000, que agrupa empresas com menor valor de mercado, viu uma perda expressiva de 11,3%. Todos esses índices estão abaixo dos níveis de fechamento registrados no dia 5 de novembro de 2024, quando a vitória de Trump nas eleições presidenciais dos EUA havia impulsionado um forte rali nas bolsas.
Nos últimos dias, porém, as ações em Wall Street passaram a cair de maneira acentuada, especialmente após o recorde histórico alcançado pelo S&P 500 em 19 de fevereiro. Empresas como Tesla e Nvidia, algumas das maiores em valor de mercado nos Estados Unidos, enfrentaram pesadas perdas, mas a tendência de queda tem sido ampla, afetando uma grande parte do mercado.