Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu aplicar uma multa individual aos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) e ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A decisão se refere ao compartilhamento de um vídeo, nas redes sociais, pelos parlamentares durante o período eleitoral. O vídeo afirmava que Lula, então candidato à Presidência, incentivava a prática de crimes, entre outras condutas.

O relator do caso, ministro Raul Araújo, entendeu que o conteúdo divulgado não ultrapassou a crítica política ácida. O ministro Nunes Marques teve o mesmo entendimento. Ambos votaram contra a aplicação da multa.

Mas no julgamento, o ministro Sérgio Banhos divergiu do relator e entendeu que o vídeo, compartilhado primeiro por Nikolas, é “desinformativo e que atingiu a honra do então candidato”.

Leia também!  Ricardo Salles entra na campanha de Pablo Marçal na reta final

Acompanharam o voto de Banhos os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves e Carlos Horbach.

NIKOLAS COMENTA A DECISÃO
Pelo Twitter, Nikolas Ferreira comentou a decisão do TSE:

– Segundo o TSE, agora é proibido e passível de multas altas, criticar políticos e suas falas em campanha. A liberdade de expressão está caminhando para o seu fim no Brasil.

Os demais parlamentares ainda não se manifestaram.

(*) Pleno News

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.