Rodrigo Pacheco, presidente do Senado pelo PSD-MG, planeja uma reunião com líderes partidários na próxima semana para discutir a medida provisória (MP) que propõe a reoneração gradual da folha de pagamento. O encontro está previsto para ocorrer por volta de 8 de janeiro, quando Pacheco retornará a Brasília para participar de um ato em memória a um ano dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes.
A MP enfrenta resistência entre os líderes que, no final de 2023, derrubaram o veto integral do presidente Lula à proposta que estende a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até 2027. Após a edição da MP, diversos parlamentares expressaram críticas, e a Frente Parlamentar do Empreendedorismo solicitou que Pacheco devolva o texto ao Executivo.
Em nota, Pacheco afirmou: “Farei uma análise apurada do teor da medida provisória com o assessoramento da consultoria legislativa do Senado Federal. Para além da estranheza sobre a desconstituição da decisão recente do Congresso Nacional sobre o tema, há a necessidade da análise técnica sobre os aspectos de constitucionalidade da MP.”