O prefeito de Manaus, David Almeida, revelou nesta quarta-feira (17) que foi alvo de um ataque na internet, utilizando o Google, o maior buscador da web.
De acordo com informações da Semcom (Secretaria Municipal de Comunicação), as buscas pelo nome do prefeito nesta quarta-feira direcionavam para um conteúdo criado por criminosos (backlink), onde ele é identificado como ex-prefeito de Manaus.
Além desse incidente, segundo a Semcom, um esforço coordenado, com uso de automação simultânea, impulsionou conteúdo difamatório, tentando vincular o prefeito a um caso já desmentido desde as eleições de 2020, quando David Almeida se sagrou vitorioso.
A manipulação, identificada através do Google, já foi denunciada à plataforma. Além disso, a Procuradoria Geral do Município (PGM) está se preparando para adotar as medidas legais cabíveis, visando identificar os autores por trás da ação. A PGM também exigirá da plataforma a remoção de resultados de buscas intencionalmente potencializados, para que não apareçam entre os primeiros no ranking do Google.
Na véspera do Natal passado, um áudio fraudulento, produzido com o uso de Inteligência Artificial (IA), foi distribuído em grupos de WhatsApp com o objetivo de difamar a imagem do prefeito. A investida criminosa foi imediatamente denunciada por David Almeida à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, que instaurou um inquérito para investigar o caso.
No último final de semana, o Jornal O Globo destacou o episódio como um dos primeiros casos de fake news a utilizar IA contra gestores nas vésperas do processo eleitoral de 2024.