PUBLICIDADE

O papa Francisco permanece estável, e uma tomografia de tórax recente confirmou a melhora no seu quadro de saúde, de acordo com o Vaticano nesta quarta-feira (11). A recuperação do pontífice de 88 anos, que luta contra uma pneumonia dupla, continua a mostrar sinais positivos.

A Santa Sé informou que o pontífice segue recebendo oxigênio de alto fluxo durante o dia e ventilação mecânica não invasiva enquanto descansa à noite. Na manhã de quarta-feira, após participar de exercícios espirituais, o Santo Padre recebeu a eucaristia, rezou e dedicou-se à fisioterapia motora. Durante a tarde, continuou orando, descansou e deu prosseguimento à fisioterapia respiratória.

Em boletim divulgado mais cedo, o Vaticano relatou que Francisco “passou uma noite tranquila” no hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado em 14 de fevereiro devido a uma infecção respiratória grave. Esta é a quarta hospitalização do pontífice desde 2021, o que gera preocupações devido aos problemas de saúde que o fragilizaram nos últimos anos, como cirurgias no cólon e no abdômen, além de dificuldades para caminhar.

Na última segunda-feira (10), a equipe médica anunciou que o estado de saúde do papa melhorou e retirou o prognóstico reservado, afastando as incertezas sobre sua recuperação, embora sem uma previsão de alta. Na terça-feira, o quadro continuou estável, e o Vaticano relatou outra “noite tranquila” para o pontífice.

Apesar da melhora, o Vaticano ressalta que o quadro ainda exige cautela. A equipe médica espera que Francisco continue recebendo tratamento medicamentoso em ambiente hospitalar por mais dias. Fisioterapias respiratória e motora estão sendo aplicadas para auxiliar na recuperação da respiração e mobilidade do pontífice.

O papa foi diagnosticado com pneumonia bilateral, uma infecção grave que dificulta a respiração e pode causar inflamação e cicatrização dos pulmões.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.