O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), voltou a criticar duramente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em um vídeo publicado nesta sexta-feira (17), o religioso afirmou que “um verdadeiro cristão não apoia Lula” e acusou o petista de atacar valores que considera inegociáveis: família, fé e pátria.
A fala de Malafaia veio logo após o encontro do bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus do Brás, com o presidente no Palácio do Planalto, gesto que gerou desconforto e divisões entre lideranças evangélicas do país.
No vídeo, o pastor exibiu trechos de discursos em que Lula se declara orgulhoso de ser chamado de comunista e diz combater o que chama de “discurso do costume, da família e do patriotismo”. Para Malafaia, esses posicionamentos mostram que o presidente “enganou os evangélicos”.
“Eu fico com vergonha de ver um irmão evangélico dizer que apoia um cara desse, que combate historicamente família, costumes e pátria, valores inegociáveis da nossa fé. Lula já enganou os evangélicos. Em 2022 escreveu uma carta dizendo ser contra o aborto. No primeiro mês do governo dele, em 2023, derrubaram portarias do governo Bolsonaro que dificultavam o aborto. E Lula ainda tirou o Brasil do pacto antiaborto. Chega de enganar o povo de Deus!”, desabafou.
Malafaia lembrou que já apoiou Lula em 2002, quando, segundo ele, o petista ainda não havia se revelado ideologicamente.
“Vergonha seria eu estar apoiando ele hoje, depois de toda a ideologia que ele defende e de toda a lama de corrupção da qual participaram. Eu quero distância dele. Esse cara tem um espírito de engano. Pode usar a mídia e o que você quiser, Lula, mas você não vai mais enganar os evangélicos e os cristãos em geral”, afirmou.
O pastor também reforçou que a Igreja não deve se alinhar a nenhum político, mas que cada cristão deve fazer suas escolhas com base em princípios e caráter.
“A Igreja de Cristo não apoia ninguém, eu digo isso há 45 anos. Ela está acima de tudo. Nós, como cidadãos, é que apoiamos. E como eu escolho alguém? Segundo meus princípios, minhas crenças, meus valores e meu caráter”, concluiu.

