PUBLICIDADE

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez um elogio público ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por sua mudança de opinião sobre a utilização de câmeras corporais por policiais. Durante uma conversa com jornalistas após ser homenageado no Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Barroso afirmou:

“Faço aqui um registro e um elogio público ao governador do estado de São Paulo, que se convenceu desses argumentos e está implementando esse modelo em São Paulo, o que eu acho extremamente positivo.”

Essa mudança de postura é significativa, uma vez que, anteriormente, havia divergências entre os dois sobre o tema. Em 2022, Barroso havia determinado, por meio de uma decisão, que o uso de câmeras corporais pelas Polícias Militares de São Paulo fosse obrigatório. O governador Tarcísio de Freitas, que inicialmente era contrário à medida, voltou atrás em sua opinião em meio ao aumento de casos de violência policial no estado, reconhecendo que estava “completamente equivocado” e pedindo desculpas pela posição anterior.

Em janeiro deste ano, o estado de São Paulo informou ao STF que havia iniciado testes com novos modelos de câmeras para os policiais. Barroso, em seu comentário, ressaltou que pesquisas mostram que o uso de câmeras corporais não só melhora a segurança pública, mas também reduz a letalidade policial, ao mesmo tempo que protege os bons policiais de acusações infundadas.

A decisão de adotar câmeras para os policiais é vista como uma medida importante para promover maior transparência e responsabilização nas ações de segurança pública, especialmente diante de críticas e preocupações sobre a violência policial.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.