PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá visitar novamente a China nos dias 12 e 13 de maio, para um novo encontro com o presidente Xi Jinping. A visita acontecerá no contexto da Cúpula entre a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), cuja data foi definida durante a 9ª Cúpula da Celac, realizada esta semana em Honduras, com a presença de Lula.

De acordo com o Palácio do Planalto, a viagem ocorrerá logo após a visita do presidente brasileiro à Rússia. Lula foi convidado por Vladimir Putin para participar das comemorações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A celebração, marcada para o dia 9 de maio, é o feriado mais importante do calendário russo e inclui um desfile cívico-militar em Moscou.

O novo encontro entre Lula e Xi Jinping ocorrerá em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores potências econômicas do mundo. A disputa, intensificada desde o governo Donald Trump com a imposição de tarifas mútuas, tem provocado instabilidade nos mercados financeiros e alimentado receios de uma recessão global.

Esta será a segunda visita oficial de Lula à China em seu terceiro mandato. A primeira ocorreu em abril de 2023, quando o presidente brasileiro foi recebido por Xi Jinping. A visita foi retribuída em novembro do mesmo ano, durante uma visita de Estado do líder chinês ao Brasil, após a Cúpula do G20. Além disso, os dois presidentes se encontraram ainda em 2023 na Cúpula dos Brics, na África do Sul.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.