Na sessão de hoje, quarta-feira (05), os vereadores de Manaus voltaram atrás e aprovaram, quatro requerimentos autorizando a realização de Audiência Pública para discutir a efetivação da presença de mediadores nas escolas municipais para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras deficiências.
A aprovação ocorreu sob forte pressão popular de pais de alunos autistas que presenciaram a sessão no auditório da Câmara, e após um requerimento, com o mesmo objetivo, ter sido rejeitado pela Casa na segunda-feira (03), um dia após o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo (2 de abril).
O novo requerimento, apresentado na terça-feira (4), foi assinado pelo vereador Carpê Andrade (Republicanos), enquanto o requerimento rejeitado era de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Podemos).
Segundo alguns parlamentares, o líder do prefeito David Almeida, vereador Fransuá (PV), teria orientado a base do prefeito a derrubar o requerimento, de autoria do vereador Rodrigo Guedes (Podemos), uma vez que Guedes é de oposição.
Familiares e representantes da causa autista realizaram um protesto na galeria da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e pressionaram pela aprovação do requerimento. Agora, a audiência pública será incluída no calendário da Casa Legislativa, com data ainda a ser anunciada.