Foi bem recebida pelas indústrias do Amazonas a decisão do governo federal de zerar o Imposto para Importação de máquinas e equipamentos do exterior, até 2025. Segundo a Federação das Indústrias do Estado (Fieam), a medida vai beneficiar as empresas da Zona Franca de Manaus, permitindo modernização do parque fabril.

A decisão de zerar o tributo cobrado de produtos estrangeiros foi tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A lista engloba 628 máquinas e equipamentos industriais que atualmente não são produzidos no Brasil e tinham alíquota média de 11%.

Com a suspensão do imposto, a expectativa é reduzir custos para investimentos pelo setor produtivo e, com isso, gerar mais postos de trabalho no setor da indústria.

Para o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, as empresas da Zona Franca de Manaus serão impactadas positivamente, uma vez que o imposto zerado significará redução no custo para comprar novas máquinas, necessárias para modernizar e ampliar a produtividade.

“Além disso, irá estimular as empresas a renovar seu parque fabril, adquirindo essas máquinas para ampliação das fábricas ou fazendo a substituição das atuais por equipamentos novos e atualizados tecnologicamente”, completou Nelson.

Ao pleitear a suspensão tributária, a indústria brasileira argumentou que a redução tarifária favorecerá a importação de bens avaliados em mais de 800 milhões de dólares.

Leia também!  TCE-AM participa da abertura do Encontro Nacional de Corregedores e Fórum Fundiário Nacional

De acordo com o MDIC, os investimentos serão feitos em mais de 40 setores da economia, destacando-se os de metalurgia; eletricidade e gás; fabricação de veículos automotores; fabricação de máquinas e equipamentos; além de fabricação de celulose, papel e produtos de papel.

Cerca de 80% dos equipamentos com redução tarifária serão importados dos Estados Unidos, da China, da Alemanha e da Itália, pois não existe produção nacional, nestes casos.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.