Como parte das celebrações dos 354 anos de Manaus, o prefeito David Almeida inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Prefeito Amazonino Mendes no conjunto Viver Melhor 3, zona Norte, na manhã de quarta-feira, 25 de outubro. A USF é a primeira de 13 unidades de grande porte planejadas para ampliar a rede de Atenção Primária à Saúde na capital, com mais de 60 unidades de saúde já reformadas, ampliadas ou revitalizadas durante a atual gestão.
O novo estabelecimento, construído por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com investimentos de R$ 6 milhões, abrange uma área construída de 1.200 metros quadrados e oferece 59 ambientes distribuídos em dois andares. Projetada com foco na acessibilidade, conforto e segurança tanto para servidores quanto para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A USF servirá como referência para 14 mil pessoas que residem nos conjuntos Viver Melhor 1, 2 e 3, no bairro Lago Azul, fornecendo uma ampla gama de serviços de atenção básica. Isso inclui consultas médicas em clínica geral e pediatria, consultas de enfermagem e odontológicas, planejamento reprodutivo, pré-natal, imunização, controle e acompanhamento de condições de saúde como hipertensão e diabetes, exames laboratoriais e exames específicos, como o preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais.
Além disso, a unidade oferecerá dispensação de medicamentos, incluindo antibióticos e outros medicamentos controlados, e desenvolverá programas de controle da tuberculose, da hanseníase e do tabagismo. Com uma variedade de ações voltadas para a saúde de diferentes faixas etárias, a USF realizará o acompanhamento das condicionalidades de saúde dos programas sociais.
A USF Amazonino Mendes é a primeira unidade de porte 4 construída durante a gestão municipal atual, seguindo um novo padrão estabelecido para a rede de assistência à saúde. Com ambientes modernos e bem equipados, a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e os usuários poderão acessar os serviços mediante agendamento presencial, semelhante ao procedimento adotado em outras unidades de saúde da Semsa.