Em uma entrevista apaixonada concedida ao radialista Valcione Tavares no programa “Alô Coari” da rádio Nova Coari FM, o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, descartou definitivamente a possibilidade de se candidatar à reeleição em 2024. Em vez disso, afirmou que seu sucessor tanto como candidato à disputa eleitoral quanto como prefeito eleito de Coari em outubro de 2024 é Adail Pinheiro.
O prefeito enfatizou: “Não há outro candidato senão Adail Pinheiro, o nosso líder maior, com toda a honra e toda a glória. Vou repetir: o nosso pré-candidato a prefeito em 2024 é o ‘prefeito’ Adail Pinheiro.”
Keitton Pinheiro, que foi eleito e reeleito prefeito em uma eleição suplementar, deixou claro que trazer Adail Pinheiro de volta à prefeitura do município é uma questão de honra para a família Pinheiro e para o povo de Coari, e que ninguém irá impedir esse propósito.
Ouça entrevista
(*) Por fatoamazonico
Poder
Adail, que exerceu a função de prefeito de Coari em três ocasiões, consolidou um domínio político abrangente para sua família. Mesmo afastado dos holofotes, manteve sua presença na política, exercendo considerável influência na cidade.
O político conseguiu emplacar seus filhos no cenário político: Adail Filho (Republicanos) assumiu a prefeitura de Coari e posteriormente conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados. Além disso, Mayara Pinheiro (PRB) atuou como deputada estadual, já em seu segundo mandato.
Polêmicas
Em 2014, Adail Pinheiro enfrentou uma condenação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que o sentenciou a 11 anos e 10 meses de prisão em regime fechado. As acusações incluíam favorecimento à prostituição, além de envolvimento em casos de improbidade administrativa e um esquema milionário de fraudes em licitações.
Apesar de sua condenação, Adail Pinheiro foi libertado em 2018. No entanto, em 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que ele deveria ressarcir os cofres públicos municipais em um montante de R$ 77 milhões.