As recentes nomeações políticas no Amazonas, que envolvem a nomeação do deputado federal Fausto Júnior como secretário do governo Wilson Lima, seguida pelo retorno de Pauderney Avelino à Câmara dos Deputados, desencadearam uma série de movimentações no tabuleiro político do estado, prometendo alterações significativas nas dinâmicas de poder.
À frente dessas manobras, o governador Wilson Lima é visto como o estrategista-chefe. A primeira ação estratégica é abrir uma vaga na Câmara, direcionando Fausto Jr. para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Atualmente sob a gestão de Marcellus Campelo, a Sedurb é responsável por projetos importantes como o Prosamim e o Prosai, além de liderar a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
Ao assumir a secretaria, Fausto Jr. se licencia da Câmara dos Deputados sem a necessidade de renunciar ao mandato. Essa mudança coloca Pauderney, ex-deputado federal e suplente na chapa do União Brasil, como o substituto imediato de Fausto Jr.
Essa reorganização também encerra a disputa pelo comando do partido no Amazonas. Após intensas batalhas este ano, Wilson Lima mantém a presidência estadual do União Brasil, e Pauderney Avelino retorna a Brasília como parte das mudanças estratégicas em curso.