Nove policiais militares foram detidos em Manaus na tarde desta quinta-feira (15/02) sob a suspeita de desviarem meia tonelada de drogas apreendidas durante uma operação contra o tráfico. A ação, realizada pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil, resultou na apreensão de R$ 20 mil em dinheiro e celulares.
Os policiais foram presos em circunstâncias ainda não divulgadas pelas autoridades. O desvio da droga teria ocorrido durante uma abordagem policial no bairro Mundo Novo, na zona Norte de Manaus, onde os entorpecentes foram transportados tanto em um carro particular quanto em uma viatura da Polícia Militar (PM).
Os detidos incluem quatro cabos da PM, dois soldados, dois sargentos e um primeiro-tenente, além de um cabo alvo de busca e apreensão. Dos presos, oito pertencem à Força Tática da PM e um está lotado na 26ª Companhia Integrada Comunitária (Cicom).
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) informou que os militares estão detidos no Núcleo Prisional da Polícia Militar e serão submetidos a audiência de custódia nesta sexta-feira (16/02) no Fórum Henoch Reis. A SSP-AM destacou que tomará medidas administrativas para investigar a conduta dos policiais e reiterou seu compromisso com a legalidade.
Este não é o primeiro caso de corrupção envolvendo PMs do Amazonas. Em janeiro, dois policiais foram presos sob suspeita de roubar 250 quilos de cocaína. Esses episódios recentes se somam a um histórico de escândalos na segurança pública do estado, incluindo a exoneração do ex-secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, em outubro do ano passado, em meio a investigações de corrupção na alta cúpula da pasta.