O Ministério da Indústria (Mdic) e de Ciência e Tecnologia (MCTI) anunciaram um acordo com a BYD para o desenvolvimento de partes da produção de baterias de veículos pesados na Zona Franca de Manaus. A assinatura do documento ocorreu nesta quinta-feira (21/03), com a presença dos ministros Geraldo Alckmin (Mdic) e Luciana Santos (MCTI).

A parceria entre o governo brasileiro e a BYD, com contribuições da WEG e das Baterias Moura, tem como objetivo fortalecer a indústria nacional de veículos pesados e promover avanços tecnológicos na produção de baterias. O acordo, centrado no Processo Produtivo Básico (PPB), estabelece uma parte significativa da produção na Zona Franca de Manaus, conforme reportagem do Painel S.A, na Folha.

A BYD Indústria de Baterias Ltda., instalada em Manaus desde 2017, tem impulsionado a fabricação de baterias na capital amazonense. A empresa, referência global em energia limpa, possui uma marca presente em seis continentes e é responsável por veículos operando em mais de 300 cidades, de 50 países.

Leia também!  Deterioração das contas públicas afasta investidores e impacta ações no Brasil

Com mais de 240 mil funcionários distribuídos em 30 fábricas ao redor do planeta, a BYD tem se destacado pela oferta de um ecossistema de zero emissões e pela produção de baterias para celulares, tablets, laptops e veículos elétricos.

A fábrica de baterias em Manaus, considerada a primeira com tecnologia industrial 4.0 no Brasil, tem capacidade para produzir até 18 mil módulos por ano. Os módulos de baterias LiFePO4 serão destinados ao abastecimento da unidade industrial em Campinas (SP), onde a BYD produz chassis de ônibus 100% elétricos.

Essa parceria representa um avanço significativo no setor de mobilidade elétrica e reforça o compromisso do Brasil com a inovação tecnológica e a preservação do meio ambiente.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.