O advogado Jean Cleuter Mendonça foi reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) para o triênio 2025-2027. Ao lado dele, Aldenize Magalhães Aufiero, atual vice-presidente, também continuará no cargo.
A eleição marcou mais um capítulo na trajetória de Jean Cleuter, que liderou a chapa União Para Avançar +, composta por Omara Oliveira Gusmão (secretária-geral), Alice Siqueira (secretária-geral adjunta) e Sérgio Ricardo Mota Cruz (diretor-tesoureiro).
“Parabenizo a chapa vencedora e desejo a Jean Cleuter e à sua equipe uma gestão exitosa e comprometida com os interesses da advocacia”, declarou Beto Simonetti, presidente nacional da OAB.
Conselho e nova diretoria
Além da diretoria principal, foram eleitos os representantes do Conselho Federal da OAB pelo Amazonas: Alberto Simonetti Cabral Neto, Gina Carla Sarkis Romeiro, Marco Aurélio de Lima Choy, Claudia Alves Lopes Bernadino, Jonny Cleuter Simões Mendonça e Nancy Castro Segadilha. Também foram escolhidos os conselheiros seccionais e a nova diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM).
Desafios na campanha
Jean Cleuter enfrentou uma campanha disputada contra Grace Benayon, ex-presidente da OAB-AM, que liderou a chapa União, Renovação e Trabalho, e Kennedy Tiradentes, da chapa Ordem e Renovação.
Após o resultado, Jean Cleuter destacou as dificuldades enfrentadas durante o processo eleitoral:
“Foi uma eleição pesada, marcada por fake news, desconstrução de imagem e manipulação de dados. Mas, com equilíbrio e serenidade, mantivemos nosso foco nas propostas. Este é um momento de grande emoção para nosso grupo, que trabalhou pela advocacia tanto da capital quanto do interior. Vamos continuar avançando.”
Trajetória de Jean Cleuter
Natural do Amazonas, Jean Cleuter construiu uma sólida carreira no Direito, com foco em causas tributárias. Mestre em Direito Tributário e professor de Direito Processual Civil desde 2005, atuou como juiz classista do Trabalho (1998-2001) e foi membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (CARF/MF).
Jean também presidiu a Comissão Nacional de Direito Tributário da OAB (2013-2015) e foi conselheiro federal efetivo da entidade entre 2010 e 2016. Relator da inclusão da advocacia no Simples Nacional, ocupou outros cargos de destaque, como secretário da Comissão Nacional de Estudos de Direito Tributário.
Em 2021, foi eleito presidente da OAB-AM pela primeira vez e agora renova seu compromisso com a classe. Ele também é membro da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA) e da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), consolidando sua atuação no meio jurídico e cultural.