A Jornada é um curso de comunicação que reúne jornalistas e produtores de conteúdo de todo país para atualizar, capacitar e formar profissionais durante duas semanas de imersão presencial nas sedes paulistanas de empresas que acreditam na importância do jornalismo.
O critério de seleção é interseccional, ou seja, leva em conta dois ou mais fatores sociais que definem uma pessoa. Na avaliação dos inscritos, leva-se em consideração o gênero (incluindo pessoas LGBTQIAP+), classe, raça e região do país, para termos um grupo diverso e inclusivo. A primeira edição ocorreu em 2019 e contou com inscritos dos 26 estados brasileiros.
Fabrício Mendes, vem da periferia do centro de Manaus e através de políticas públicas voltadas para a educação, conseguiu chegar em lugares inimagináveis. Atualmente é acadêmico do curso de Jornalismo e vem se destacando no cenário da comunicação local e nacional:
“Estou muito feliz de está no Top 200 da Jornada Galápagos de Jornalismo, foram ao todo 1.223 inscritos e todos são talentosos, o jornalismo no Brasil é riquíssimo e iniciativas como essas só motivam os novos comunicadores (as) a serem cada vez mais autênticos, democráticos e sobretudo verdadeiros mensageiros da verdade, na luta contra as Fake News. Buscando uma comunicação acertiva, inclusiva e de qualidade.”
Destacou Mendes.
Para Fabrício, está no processo seletivo nacional da Galápagos é uma vitória da periferia da cidade de Manaus, das classes minoritárias, da comunidade LGBTQIPA+. É sobre Inclusão, diversidade e valorização dos profissionais e acadêmicos de jornalismo da região norte do País.