O deputado Amom Mandel (Cidadania) publicou nas suas redes socias (Twitter/Instagram) uma lista de partidos que mais teriam recebido as chamadas “emendas pix”, modalidade criada em 2019 que permite o envio direto de emendas para governos e prefeituras, independente de celebração de convênio ou de instrumento congênere. Uma espécie de “cheque em branco” para parlamentares alimentarem as suas bases eleitorais; sendo precária a fiscalização destes recursos.

Outra modalidade, são as emendas impositivas individuais, essas são isonômicas (cada parlamentar recebe o mesmo valor), transparentes e de fácil busca; e o governo é obrigado a pagar, sendo este um direito de todo parlamentar. Vejam que se trata de modalidades de emendas completamente diferentes. No artigo que embasou o comentário do deputado Amom Mandel (Cidadania) ocorre justamente essa confusão; o que demonstrou uma incapacidade de apuração e de conhecimento técnico sobre a temática, por parte do deputado.

O deputado Alberto Neto (PL) teve que explicar para o seu colega de parlamento que os valores envolvendo o seu nome no artigo do Oglobo, diziam respeito as emendas impositivas individuais, estas aprovadas ainda em 2022, quando Jair Bolsonaro ainda era presidente da República.

Leia também!  TCE-AM sedia evento “Mulheres Guerreiras” em apoio à igualdade de gênero

Eleições 2024
Há que se lembrar também que hoje, tanto Amom Mandel (Cidadania) quanto Alberto Neto (PL) pontuam nas pesquisas para a prefeitura de Manaus em 2024. Esse conflito nas redes já é uma prévia do que vamos ver ano que vem?

Alberto Neto é do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, e luta para ser indicado pelo partido para a disputa. Já o deputado Amom Mandel (Cidadania) tem uma postura de políticos aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fazendo pouquíssima ou nenhuma crítica ao atual governo.

Em 2022, Mandel foi eleito com mais de 288 mil votos, e grande parte desses votos foram de Manaus, cidade amplamente reconhecida como um reduto de direita. Amom sabe que ele não pode perder os votos da direita, mas também se preocupa com a ala progressista que o apoia hoje.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.