MANAUS – O número de vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) faltosos nas sessões ordinárias e ordens do dia – ocasião em que projetos são votados – tem causado constrangimento e “buracos” nas imagens transmitidas pela TV Câmara.
Conforme o site CMM, todos os 42 vereadores de Manaus já acumulam faltas. Alguns deles, inclusive, demonstraram estar preocupados com a imagem da Casa.
No último dia 14, o constrangimento que os tais “buracos” causam levou o vereador Roberto Sabino (Podemos) a se manifestar. Na fala, Sabino não questiona os faltosos e, sim, cobra “responsabilidade” da TV Câmara em não mostrar o plenário vazio.
“É muito ruim porque a gente está sendo visto. Ou então eu peço para desligar, para que ninguém veja o plenário da Câmara com está: vazio. Por que nós trabalhamos segunda, terça e quarta aqui nessa Câmara e é bom a gente ter esse gesto de responsabilidade”, disse o vereador que assumiu o sexto mandato como suplente de Amom Mandel (Cidadania).
Ranking de faltosos
A legislatura municipal biênio 2023-2024 iniciou no dia 06 de fevereiro e, até então, foram realizadas cinco sessões e três ordens do dia.
Não constam Amom Mandel (Cidadania) que deixou a municipalidade pelo cargo de deputado federal e Wanderley Monteiro (Avante) que se elegeu como deputado estadual.
Entre os vereadores que mais acumulam faltas nas sessões, estão: Raiff Matos (DC), Rosinaldo Bual (PMN), Thaysa Lippi (PP). Os vereadores têm quatro faltas, cada um.
Com três faltas a sessões estão: Alonso Oliveira (PSC), Davi Reis (Avante), Dr. Eduardo Assis (Avante), Jaildo Oliveira (PC do B), Marcel Alexandre (Avante), Wallace Oliveira (Pros).
Os outros 29 vereadores tiveram duas faltas cada.
Faltosos na ordens do dia:
Com duas faltas estão: David Reis (Avante), Raiff Matos (DC), Rosinaldo Bual (PMN), Thaysa Lippi (PP).
Com uma falta: Alonso Oliveira (PSC), Dr. Eduardo Assis (Avante), Glória Carrate (PL), Jaildo Oliveira (PC do B), Jander Lobato (PP/PSB), Maecel Alexandre (Avante), Wallace Oliveira (Pros).
Os dados são do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL):
Por amazonas1