Manaus/AM – A deputada estadual Joana Darc (União) emitiu, nesta quinta-feira (12), nota de repúdio contra a portaria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), que proíbe a presença e alimentação de animais de rua nas dependências da Casa Legislativa. Por meio das redes sociais, a ex-vereadora condenou a medida, a considerando um retrocesso.
“É um verdadeiro RETROCESSO na luta pelos direitos e proteção dos animais em nossa cidade. É um retrocesso até para a própria Casa Legislativa, que aprovou a regulamentação do animal comunitário em âmbito municipal”, iniciou a deputada.
Joana ainda lembrou da época em que foi vereadora e que lutou para que os animais que frequentam a CMM tivessem mais atenção.
“Fui vereadora de Manaus e única voz da causa naquele parlamento. Com muita luta e sem apoio político, consegui que os animais que vivem no entorno daquele prédio tivessem atenção e respeito. A grande maioria dos animais são castrados e possuem várias pessoas próximas que respeitam esses animais e sua permanência”, continuou Joana.
A deputada diz que recebeu com espanto e tristeza a medida de Caio André e ressaltou que alimentar um animal não é crime e que impedir isto é um ato ilegal e inconstitucional.
Na publicação da nota em suas redes sociais, Joana Darc ainda diz que acredita que Caio André tomou a medida após ser mal orientado, esperando que ele revogue a portaria. O vereador Kennedy Marques também é citado, com a deputada pedindo para ele não se calar contra este como um representante da causa animal na CMM.