Da Redação | Estadopolitico
A Prefeitura de Manaus prorrogou para o dia 31 de março o prazo para pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com desconto em parcela única.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelo líder do prefeito, vereador Fransuá (PV).
O prazo para pagar o IPTU em parcela única, com direito a desconto, encerraria na próxima quarta-feira (15).
“Por determinação do prefeito David Almeida, está prorrogado o prazo de pagamento da cota única e primeira parcela do IPTU, que venceria hoje [amanhã, 15]. O novo prazo será dia 31 [de março] e todos os benefícios serão mantidos para aqueles que pagarem após o dia 15 e até o dia 31. Esse é o anúncio que o prefeito de Manaus faz para a sociedade Manauara”, disse o parlamentar.
A Prefeitura de Manaus aumentou o IPTU de mais de 340 mil imóveis na cidade em 2023. Em alguns casos, o reajuste chegou a 20%.
Conforme a prefeitura, aumento do IPTU é consequência da atualização cadastral de imóveis.
Segundo a prefeitura, essa atualização cadastral não era realizada há aproximadamente 12 anos.
O recadastramento, denominado “Mapa Manaus”, identificou 345 mil imóveis com cadastro desatualizado. “[…] muitos imóveis foram construídos, reconstruídos ou ampliados, mas essas modificações não haviam sido informadas à Prefeitura de Manaus”, diz trecho da nota da prefeitura.
O aumento de IPTU para milhares de imóveis tem repercutido negativamente, principalmente na CMM.
Por pressão de parte dos vereadores, a prefeitura vai enviar à CMM, na quinta-feira (16), técnicos do município para explicar como esse cadastro tem sido feito.