Durante a Sessão Especial que se seguiu à 34ª Sessão do Tribunal Pleno, a conselheira Yara Lins dos Santos, primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) há 6 anos, foi eleita para comandar o TCE-AM nos próximos dois anos (biênio 2024-2025) com um placar de 5 votos a 2. O conselheiro Luis Fabian, de 43 anos, foi eleito vice-presidente. A posse dos dois conselheiros que liderarão o Tribunal nos próximos dois anos acontecerá até o dia 15 de dezembro, no auditório da Corte de Contas.
Nessa mesma eleição, o colegiado também elegeu o conselheiro Josué Cláudio como Corregedor-Geral do TCE e o conselheiro Mario de Mello como Ouvidor-Geral. Além disso, o conselheiro Júlio Pinheiro foi eleito para a coordenação-geral da Escola de Contas Públicas do TCE para os próximos 2 anos, substituindo o conselheiro Mario de Mello. As presidências das 1ª e 2ª Câmaras serão definidas na primeira sessão ordinária de 2024.
A conselheira-eleita, Yara Lins dos Santos, agradeceu a seus colegas e amigos pela vitória e expressou seu compromisso em restaurar a fraternidade e seriedade do Tribunal, bem como mostrar à sociedade o trabalho realizado para avançar cada vez mais.
O vice-presidente eleito, Fabian Barbosa, o mais jovem entre os conselheiros, destacou a honra de ter conquistado a vice-presidência e seu desejo de contribuir com a gestão, mantendo seu enfoque pedagógico e técnico.
O conselheiro Josué Cláudio, eleito para o cargo de corregedor-geral, ressaltou a satisfação de fazer parte da administração do Tribunal de Contas e enfatizou a importância da administração participativa.
O conselheiro Júlio Pinheiro, criador da Escola Pública de Contas, falou sobre sua oportunidade de retornar à coordenação do órgão pedagógico da Corte, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e capacitar pessoas para uma escola mais efetiva e integrada à sociedade.