De João Nilo Oliveira;
“As Ligas Acadêmicas são organizações estudantis extracurriculares sem fins lucrativos que ofertam, para seus membros atividades didáticas, científicas, culturais e sociais, abrangendo uma determinada área da saúde. Estas organizações são geridas pelos próprios discentes, com orientação de docentes, atuando a partir do tripé envolvendo a pesquisa, ensino e extensão.

As Ligas Acadêmicas têm ocupado de forma crescente o cotidiano dos discentes. As motivações pelas quais os estudantes as procuram estão atreladas à necessidade da vivência clínica, de socialização e de qualificação profissional. Entretanto, grande parte das ligas acadêmicas distanciaram-se do propósito da extensão universitária, abrindo espaço para o currículo paralelo, o preenchimento de lacunas curriculares, a especialização precoce e o reforço de vícios acadêmicos. Por tanto, faz-se necessário repensar as Ligas Acadêmicas no âmbito de sua relevância social e acadêmica, de seus objetivos e de sua pactuação com a formação profissional, com a interdisciplinaridade, com o SUS e com princípios éticos, visando à integração entre ensino, pesquisa e extensão universitária, para sanar demandas populacionais e contribuir com a formação de novos acadêmicos que possuam uma visão crítica mais ampliada da realidade social, aumentando a capacidade do poder reflexivo, tornando profissionais qualificados nas áreas onde estão inseridos, estendendo o conhecimento obtido em sala de aula aos acadêmicos não membros e a comunidade externa de modo a promover a saúde.

Leia também!  TCE-AM sedia evento “Mulheres Guerreiras” em apoio à igualdade de gênero

Dentro deste cenário a Liga Acadêmica de Infecções Relacionadas à Saúde no Amazonas (LAIRAS), visa ofertar experiências distintas no processo formal de graduação, proporcionando aos discentes o desenvolvimento de novas habilidades, trazendo noções de protagonismo e engajamento aos discentes através de um assunto em comum. Ampliando, não só a experiência nas relações interpessoais, mas também, o conhecimento a respeito da área escolhida, através de maior submersão nos assuntos tratados, o que engrandece e enriquece ainda mais o currículo e o crescimento pessoal.”

_ JOÃO NILO OLIVEIRA____
Diretor Acadêmico e Cientifico – LAIRAS

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.