“Essa ideia de contar a história dos dois partidos que dominaram a cena política da Nova República é antiga e acabou se concretizando só agora, mas antes de existir qualquer conversa para o Alckmin ser vice do Lula,” contou Caio Maia, idealizador do projeto, no qual também é um dos narradores. “Meus dons de vidente inclusive falharam bem, já que eu afirmei categoricamente que a chapa era impossível, que não fazia nenhum sentido e que Alckmin jamais aceitaria,” admitiu.
Desde o seu lançamento, o podcast caminhou pela luta contra a ditadura militar, as greves do ABC e os movimentos das Diretas Já. Também narrou a história da redemocratização, da Constituinte de 88 e os mandatos de tucanos e petistas na Presidência.
Para o jornalista Marlos Apyus, responsável pelo roteiro dos 10 episódios, “a eleição de 2022 findou por fechar todo um arco narrativo que abrimos ainda no primeiro episódio sem a certeza do que aconteceria. Havia o risco de a história se concluir com um anticlímax. Mas preferimos apostar que seria possível encerrá-la com o que parece ser um ponto de partida para uma nova fase de nossa história. Foi uma aposta feliz”.
O último episódio de Petecanos está disponível a partir desta quarta-feira (30/11) nas principais plataformas de podcast. Ouça.