O prefeito de Manaus, David Almeida, revelou hoje (28) a lista de patrocinadores privados e apoios que contribuirão com um montante total de R$ 22 milhões para viabilizar o festival #SouManaus Passo a Paço 2023.
Com a participação confirmada do renomado DJ David Guetta e mais 13 atrações nacionais, Almeida destacou a importância de projetar Manaus internacionalmente, deixando para trás a antiga imagem de “porto de lenha” atribuída pela cultura popular.
“Manaus não é mais um ‘porto de lenha’ como retratado na música de Torrinho. Manaus é uma cidade de destaque, ocupando uma posição de relevância no Brasil. Precisamos abraçar essa perspectiva. A realização do evento terá um custo aproximado de R$ 28 milhões, com R$ 22 milhões provenientes de patrocinadores privados e apoios. Portanto, o investimento do poder público será de R$ 6 milhões, menos da metade do valor originalmente orçado na LOA 2023, que era de R$ 13 milhões”, afirmou Almeida.
Este será o primeiro evento promovido pela Prefeitura de Manaus que contará com a maior parte dos recursos financiados pelo setor privado, demonstrando o compromisso da atual administração em zelar pelos recursos públicos.
Almeida realçou o crescimento do festival em sua segunda edição, com sua nova abordagem. A estimativa é de atrair cerca de 150 mil pessoas por noite, em um espaço amplo de mais de 44 mil metros quadrados, contando com 10 áreas de atuação e 7 palcos.
O prefeito também enfatizou a colaboração público-privada estabelecida para a realização do festival, tomando como exemplos o carnaval de Salvador e o festival de Parintins, onde uma parcela dos ingressos também é comercializada, permitindo assim o investimento em atrações mais grandiosas.
Almeida desmentiu informações falsas que haviam circulado nos últimos dias e esclareceu que, dos 150 mil visitantes diários esperados, apenas 2,5 mil ingressos serão vendidos. Ele destacou que a empresa vencedora do edital já cobre os cachês dos artistas locais e gospel.
Valorização da cena artística local
A Manauscult, ligada à Prefeitura de Manaus, aumentou em mais de 580% a participação de artistas locais em relação à primeira edição do festival, em 2015, quando apenas 12 artistas locais estiveram envolvidos.
Nesta edição, mais de 700 profissionais da cultura estão participando, abrangendo 9 segmentos, representados legalmente por 70 bandas, tanto individuais quanto coletivas.
Outro destaque mencionado por David Almeida é a geração de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos. O evento envolverá 70 artistas musicais, 700 trabalhadores culturais, 160 profissionais na cenografia, 75 artesãos, 200 pessoas na Praça de Alimentação e Feira da Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal), além de 2,5 mil prestadores de serviços.
Patrocinadores e apoiadores
No total, o #SouManaus 2023 contará com 19 patrocinadores e 8 apoiadores. São eles:
Patrocinadores
- Bradesco
- Honda
- Hapvida
- Amazonas Energia
- Atem
- Avancard
- Bfx Eletrônicos
- Norte Ambiental
- Supermercados Nova Era
- Construtora Pomar
- Positivo Tecnologia
- Santo Remédio
- DM de Aguiar & Cia Ltda
- TCL Semp
- MK BR S.A. – Aiwa
- J F de S Teles
- H.P. Logística e Navegação
- Executivo Seguros e Benefícios
- Auto Posto Brasil
Relação de apoiadores
- Águas de Manaus
- Gaia Eco
- Tumpex
- Vinci Airports
- Manauara Shopping
- Trakto
- Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam)
- Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Governo do Amazonas