Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira, 5, foi aprovada a concessão do título de cidadão do Amazonas para Sikêra Júnior, apesar da oposição de oito votos contrários. O deputado estadual Mário César Filho (União Brasil), que anteriormente trabalhava como apresentador de TV na mesma rede de comunicação de Sikêra, foi o autor da proposta.
Sikêra Júnior, natural de Palmares (Pernambuco), foi contratado em 2019 pela TV A Crítica (RedeTV) para apresentar um programa policial na emissora. Conhecido por suas polêmicas e enfrentando processos judiciais, o apresentador já proferiu declarações públicas consideradas preconceituosas, homofóbicas e machistas, o que resultou em investigações em seu nome.
O projeto de concessão do título argumenta que, do ponto de vista social, Sikêra tem auxiliado muitas pessoas através de seu programa de TV, além de promover a divulgação do Amazonas em todo o Brasil, aproveitando a abrangência nacional de seu programa para destacar as belezas e peculiaridades do povo do Amazonas.
Uma das polêmicas envolvendo o apresentador ocorreu em 2021, quando ele e a RedeTV foram alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul devido a falas discriminatórias contra a comunidade LGBTQIA+.