A recente visita do Chanceler russo, Sergey Lavrov, ao Brasil está gerando especulações em Brasília. Segundo informações, após sua partida, teria chegado a Brasília uma “bagagem misteriosa” com cerca de cinco toneladas de conteúdo desconhecido.

Sem esclarecimentos sobre o assunto, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou um requerimento exigindo explicações do Ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre o que há na bagagem, qual órgão ficará responsável por ela e onde está sendo armazenada. O requerimento foi protocolado na quarta-feira (19) passada e ainda aguarda decisão da mesa diretora do Senado Federal para ser encaminhado ao ministro da Justiça.

Damares Alves espera que o Flávio Dino responda ao requerimento, de acordo com o artigo 50 da Constituição Federal, que prevê que as autoridades públicas devem prestar informações quando solicitadas pelo Poder Legislativo. A senadora afirmou que espera pelo menos uma resposta de Flávio Dino, mesmo que seja apenas para dizer que não sabe de nada.

Caso o requerimento não seja encaminhado ao ministro, Damares Alves pretende recorrer ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para saber os motivos da não apreciação do requerimento e entender a razão pela qual a bagagem é tão sigilosa.

Durante sua visita ao Brasil, Sergey Lavrov se reuniu com o Chanceler brasileiro no Palácio do Itamaraty e, em seguida, com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.