O secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Marco Antônio de Oliveira Villela, foi nomeado pelo governador Wilson Lima para assumir a titularidade da pasta interinamente após a exoneração de Pauderney Avelino.

Antes de assumir como número dois da Sedecti, Villela foi secretário executivo da subpasta de Mineração, Energia, Petróleo e Gás da secretaria.

Ele já tinha assumido interinamente a Sedecti na troca da gestão de Ângelus Figueira para Pauderney e era cotado para assumir a nova secretaria criada para gerir o setor.

A exoneração de Pauderney e a nomeação de Villela foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE-AM) da última terça-feira (16).

Motivo da saída de Pauderney do Governo

A saída de Pauderney Avelino do governo vem sendo atribuída a um conflito político/partidário envolvendo o comando estadual do partido União Brasil.

Na quarta-feira (17), uma decisão da Justiça do Amazonas retirou Pauderney da presidência estadual do partido, sigla a qual o governador é filiado.

Deputado federal por seis mandatos, Pauderney Avelino foi nomeado secretário da Sedecti em janeiro deste ano.

Em 2022, tentou voltar à Câmara dos Deputados, mas não teve sucesso.

Leia também!  Quando ajudar é atrapalhar: como a 'equipe' de David Almeida pode estar remando contra sua própria campanha

A chapa federal do União Brasil, contudo, elegeu Fausto Júnior e Saullo Vianna.

Oficialmente, até o momento, nenhuma das partes envolvidas se manifestou sobre o assunto. O RT1 tentou entrar em contato com Pauderney mas não obteve sucesso.

Pauderney perde comando do União Brasil

A destituição judicial de Pauderney da presidência do União Brasil, por meio da anulação da convenção que o reelegeu presidente, aconteceu a pedido da bancada de deputados estaduais e federais eleitos pelo partido e também teve a assinatura do secretário de Governo (Segov), Sérgio Litaiff.

A decisão é do juiz José Renier da Silva Guimarães, da 5ª Vara Cível e Acidentes de Trabalho, e atendeu a um pedido liminar de uma ação anulatória

Quem pediu a saída de Pauderney da presidência do União Brasil?

Assinam a ação judicial:

Sérgio Litaiff – secretário de Governo
Joana Darc – deputada estadual
George Lins – deputado estadual
Adjuto Afonso deputado estadual
Rodrigo Costa de Lima – tesoureiro do partido
Roberto Cidade – deputado estadual
Mário César Filho – deputado estadual
Fausto Júnior – deputado federal
Saullo Vianna – deputado federal

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.