O Termômetro ABAD NielsenIQ, que retrata o desempenho do setor atacadista distribuidor, por meio de metodologia amostral, apresenta crescimento médio de 18,7% nos primeiros cinco meses de 2023 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de maio de 2022, o faturamento do setor teve alta média de 17,3%. Na análise mês a mês, nota-se um incremento de 20,2% em maio, na comparação com abril.
O desempenho positivo coincide com a retomada pós pandemia, que é a principal base de comparação. “Nos primeiros três meses de 2022, o mercado ainda era afetado pela Covid-19. Por esse motivo podemos notar um crescimento bastante significativo neste comparativo, já que as pessoas voltaram ao convívio social e, naturalmente, ao trabalho e às compras, ampliando o consumo fora do lar”, comenta Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD.
No varejo físico, inclusive, essa realidade, de acordo com levantamento da NielsenIQ para os três primeiros meses do ano, pode ser comprovada pelo aumento do consumo de bebidas no canal Bar, que cresceu 7,9% em volume e 21,5% em valor. Enquanto isso, tanto no ramo de alimentos quanto no de limpeza, destaque para a contribuição do atacarejo e do autosserviço independente, responsáveis por puxar o crescimento no período estudado. Na cesta de higiene e beleza, nota-se aumento considerável impulsionado pelo setor Farma tanto de cadeia quanto independente (respectivamente 24,6% e 23,2%).
Enquanto, de forma geral, os canais Bar e Farma foram os que apresentaram maior crescimento em volume, três canais tiveram retração: hiper (-8,1%), autosserviço independente (-1%) e super pequeno (0,7%).
Outro ponto que merece ser destacado é que, com exceção de Bazar, todas as cestas cresceram em volume no período analisado. Cigarro teve o maior crescimento (8,3%), seguida de Bebidas (4,8%) e Higiene e Beleza (3,6%).
Em contrapartida, os dados mostram que o valor cresce acima do volume devido ao aumento de preços. Assim, Limpeza – cuja variação de preço no período superou 20% – foi a cesta com maior crescimento em valor (21,9%). Na sequência temos Higiene e Beleza, que cresceu 19,1% devido a uma variação de preços de 15,4% e Bebidas, com crescimento de 18,5% e uma variação de preços de 13%.
Detalhes:
Cesta Valor Volume
Cestas NIQ 18% 3,1%
Alimentos 17,3% 1,3%
Bebidas 18,5% 4,8%
H&B 19,1% 3,6%
Limpeza 21,9% 2%
Cigarro 11,5% 8,3%
Bazar 8% -0,5%
* Primeiro trimestre de 2023 comparado com primeiro trimestre de 2022
** Fonte Termômetro ABAD NielsenIQ
Canal Valor Volume
T. Brasil 18% 2,1%
Atacarejo 21,5% 4,8%
AS Indep 13,4% -1%
Bar 21,5% 7,9%
Super Grande 18,5% 3,7%
Tradicional 31% 8,1%
Hiper 5,8% -8,1%
Super pequeno 15,3% -0,7%
Farma cadeia 24,6% 10,1%
Farma independente 23,2% 9,1%
Perfumaria 17,2% 4,7%Fonte:
1ª Tabela pertence ao Retail Index da NielsenIQ
2º Tabela pertence ao Total Store da NielsenIQ
O Termômetro ABAD NielsenIQ reporta as informações dos questionários aplicados pela ABAD a cerca de 50 atacadistas e distribuidores, traçando – sobre dados declarados – comparativos entre os períodos selecionados.
Sobre a ABAD
A ABAD representa nacionalmente um setor que atende diariamente mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.570 municípios brasileiros, sendo responsável por dar capilaridade à distribuição de produtos industrializados essenciais por todo o território nacional e gerando mais de 524 mil empregos diretos e 5 milhões de empregos indiretos nos estabelecimentos varejistas do país.