Neste sábado (7), Israel foi alvo de um grande ataque por homens armados, considerado um dos mais intensos nos últimos anos. A responsabilidade pela ofensiva foi assumida pelo movimento islâmico armado Hamas, que anunciou o início de uma ampla operação.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que o país está em estado de guerra e lançou a operação “Espadas de Ferro”, enfatizando a determinação de vencer o conflito.
“Estamos em guerra e vamos ganhar. O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu”, afirmou Netanyahu, que convocou uma reunião de emergência e pediu à população que siga as orientações de segurança.
Devido aos confrontos na região, agências de notícias relatam 22 mortes até o momento. Imagens e vídeos do ataque circulam nas redes sociais, e o conflito se tornou um dos tópicos mais discutidos na plataforma X (antigo Twitter) nesta manhã.
O presidente da França, Emmanuel Macron, usou seu perfil nas redes sociais para condenar os ataques em Israel: “Condeno veementemente os ataques terroristas que atualmente atingem Israel. Expresso a minha total solidariedade às vítimas, às suas famílias e entes queridos”, declarou Macron.