O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou uma amiga da primeira-dama, Janja da Silva, como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo. A nomeação da doutora em Direito Constitucional Gabriela Shizue Soares de Araújo ocorreu nesta quinta-feira, 1º.

Gabriela é mulher do deputado estadual Emídio de Souza (PT-SP), ex-prefeito de Osasco, município da Região Metropolitana de São Paulo. Ela possui doutorado e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Gabriela recebeu apoio do Prerrogativas, grupo de advogados “progressistas” que se destacou como opositor da Operação Lava Jato. Ela atuava como coordenadora da equipe.

Marco Aurélio de Carvalho, advogado que comanda o Prerrogativas, trabalhou pela nomeação de Gabriela para o TRF-3. Em abril, ele afirmou ao portal UOL que buscava votos para ela entre os desembargadores. “Falei com todo mundo”, disse. “O processo é político.”

Carvalho também afirmou que Janja e Gabriela são “muito amigas”. Ele, no entanto, desconhecia “qualquer movimento da primeira-dama pela candidatura”.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, indicou o advogado Marcos Moreira, outro advogado nomeado desembargador do TRF-3 nesta quinta-feira. Moreira foi secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania na Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) durante a gestão de Marinho (2009-2017).

Amiga de Janja consegue vaga concorrida

A escolha de Gabriela e Moreira representou uma derrota para a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e para o vice-presidente Geraldo Alckmin, que apoiavam a advogada Verônica Sterman.

No total, o governo indicou três nomes. Os dois advogados foram nomeados para vagas destinadas à advocacia, enquanto a juíza Loise Filgueiras foi promovida a desembargadora do TRF-3.

Lula fez as nomeações a partir de três listas tríplices, uma enviada pela magistratura e duas pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.