O Exército Brasileiro está fortalecendo sua presença em Boa Vista, Roraima, com o envio de 16 blindados Guaicuru, em resposta às ameaças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de invadir a Guiana para anexar a região de Essequibo, uma área rica em petróleo. Os blindados, parte do equipamento do recém-criado 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado na cidade, têm o objetivo de complementar o arsenal da unidade.

O Ministério da Defesa esclareceu que a transferência dos blindados estava prevista no Plano Estratégico do Exército. “Ocorre movimentação de blindados do Exército para completar a dotação de material do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, localizado em Boa Vista (RR), e recém-criado em substituição ao 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado”, informou o ministério.

Além disso, o Exército aumentou o efetivo no pelotão de fronteira, passando de 70 para 130 militares, como parte do treinamento avançado da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, visando manter a prontidão operacional das tropas.

Leia também!  Denúncia: Falta de Pagamento aos Profissionais da Saúde Paralisa Atendimento no Hospital de Envira

Os blindados permanecerão em Boa Vista, mas estarão prontos para serem mobilizados para Pacaraima, na fronteira com a Venezuela e Guiana, se necessário.

A tensão na região aumentou após a Venezuela realizar um referendo no último domingo, 3, sobre a anexação de parte do território da Guiana. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, 95% dos eleitores votaram a favor. A disputa pelo Essequibo, rica em recursos energéticos, tem se intensificado com as recentes descobertas de petróleo.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.