O Ministro do Trabalho e do Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o patamar atual da taxa de juros no Brasil, a qual classificou como excessivamente alto, acaba por atrapalhar a retomada da economia brasileira que, segundo ele, está girando devido à retomada de obras que estavam paradas. Ele defendeu que é preciso ter sensibilidade para questões reais da economia.
– Não me parece que é uma economia descontrolada que precisamos ter juros nessa magnitude – afirmou.
As declarações foram dadas durante entrevista ao programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes, exibida na noite deste domingo (14). Ao falar do tema, o ministro afirmou que declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o assunto não são contra a autonomia do Banco Central e sinalizou que não há discussões nesse sentido.
– O que está fazendo a economia rodar é a retomada de obras, pois, infelizmente, temos uma situação de juros excessivamente alto, que acaba atrapalhando a retomada da economia na velocidade que ela poderia estar rodando – disse.
Durante a entrevista, o ministro também comentou sobre a relação do Congresso com o governo federal.
– O Congresso precisa ter sensibilidade de que nós estamos para a sociedade e não para o Congresso. Precisamos discutir, evidentemente, que as emendas parlamentares fazem parte do processo de composição, ministérios, cargos no governo, tudo faz parte de um processo de construção, mas faz parte também a escuta que a sociedade espera em cada segmento – completou.
*AE