Na noite desta segunda-feira, 11 de dezembro, a plataforma O X, antiga conhecida como Twitter, tomou medidas de segurança ao bloquear o perfil de Janja, esposa do presidente Lula, após uma invasão hacker. A intervenção foi solicitada pela Polícia Federal, que agiu prontamente diante das mensagens ofensivas postadas pelos hackers na conta de Janja.
Os invasores aproveitaram a oportunidade para publicar conteúdos zombando da primeira-dama, do presidente Lula e do ministro Alexandre de Moraes. Declarações provocativas como “Eu apoio o Mensalão” e “Super Xandão presidente do Brasil em 2026”, além de mensagens de teor obsceno, foram disseminadas pelos hackers.
O ataque começou com a primeira postagem indicando o hackeamento da conta, atribuindo a invasão a indivíduos identificados como “Ludwig e Smalkade”, nomes que foram adicionados à biografia do perfil de Janja no X.
Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), do PT, assegurou que os responsáveis pelo ataque cibernético serão identificados e enfrentarão as consequências legais. Além disso, alertou que aqueles que compartilharam ou comentaram as publicações ofensivas serão igualmente identificados e responsabilizados por alimentar ódio, preconceito e violência.