O candidato à Prefeitura de Manaus, deputado federal Amom Mandel (Cidadania/AM), está sendo duramente criticado após ser acusado de plagiar um vídeo eleitoral da deputada federal Duda Salabert (PDT/MG), candidata à Prefeitura de Belo Horizonte. Internautas e adversários políticos destacaram semelhanças marcantes entre o vídeo de Duda, publicado em 19 de agosto, e outro divulgado por Amom um dia depois, gerando questionamentos sobre a originalidade de sua campanha.

No vídeo, Duda Salabert, mulher trans e representante da esquerda, afirma que muitos eleitores não a consideraram como opção por ela “ser diferente mesmo”. Um dia depois, Amom Mandel lançou um vídeo com uma mensagem praticamente idêntica, adaptando o discurso ao seu contexto em Manaus, o que rapidamente gerou reações negativas.

No X (antigo Twitter), usuários colocaram as falas dos dois candidatos lado a lado para evidenciar o que consideraram uma cópia. “Vamos falar a verdade, quando você pensa em um prefeito ou prefeita para a cidade de Manaus, provavelmente você não pensa em mim”, disse Amom, repetindo o tom e o texto de Duda.

Leia também!  Boas práticas do TCE-AM atingem excelência e podem servir de modelo para tribunais do país

O episódio também gerou repercussão entre adversários políticos. Roberto Cidade (União Brasil), que também concorre à Prefeitura de Manaus, ironizou a situação chamando Amom de “CopiAmon” e sugeriu que ele voltasse a copiar suas propostas de campanha. “Depois de copiar as nossas propostas, CopiAmon agora está copiando palavra por palavra a campanha da sua colega deputada. Volte a copiar a nossa campanha, Amom! Nossas ideias pra Manaus são melhores do que as da sua colega”, provocou Cidade.

As críticas colocam em xeque a autenticidade da campanha de Amom Mandel e abrem um novo debate sobre a originalidade nas estratégias eleitorais, especialmente no ambiente digital.

(*) Informação AMPOST

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.