O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou nesta segunda-feira (12/8) o envio para o interior do estado as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano. O trabalho vai até sexta-feira (16/8).
A logística das urnas eletrônicas é uma tarefa complexa no Amazonas, realizada por meio de entrepostos regionais, conhecidos como polos. Esses polos estão localizados em municípios estratégicos, onde as urnas são entregues para o processo de carga.
Nesta etapa, são inseridas as mídias com os dados dos candidatos e dos eleitores das respectivas seções de votação. Após essa inserção, as urnas são lacradas com adesivo em papel moeda, devidamente assinado pelo juiz e pelo promotor titulares da zona eleitoral.
Concluída essa fase, as urnas são encaminhadas para outros municípios próximos aos polos.
Em muitas localidades, as urnas ainda precisam ser transportadas por vias fluviais ou aéreas até os locais de votação, devido às particularidades geográficas do Amazonas.
O TRE-AM disse que todas as etapas desse processo são realizadas com o máximo rigor, garantindo a segurança e a integridade das urnas até o dia das eleições.