O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu, por maioria de votos (quatro a favor e dois contra), cassar o mandato do Deputado Federal Silas Câmara, membro do partido Republicanos. A decisão decorre de acusações de gasto ilícito de recursos financeiros durante a campanha eleitoral de 2022, sendo a representação originada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Apesar da cassação, o político tem o direito de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contestar a decisão. Em caso de confirmação da cassação, o relator do processo solicitou que os votos de Silas Câmara não sejam considerados para o quociente eleitoral. Esta medida também impactaria o deputado Adail Filho, do mesmo partido, Republicanos, que perderia sua vaga.

Leia também!  Jean Cleuter Mendonça é reeleito presidente da OAB-AM para o triênio 2025-2027

Com a possível vacância das cadeiras, os políticos Alfredo Nascimento, do PL, e Pablo Oliva, do União Brasil, surgem como candidatos a assumir esses espaços no cenário político. O desenrolar desse processo e as consequências para a composição parlamentar permanecem sujeitos aos desdobramentos e possíveis recursos apresentados por Silas Câmara no Tribunal Superior Eleitoral.

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.