A Prefeitura de Manaus anunciou neste domingo, 22, que em resposta ao debate público sobre a pintura de uma ciclofaixa no calçadão do Complexo Turístico da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, toda a extensão da pista ciclável, revestida por pedras portuguesas, será removida. A manifestação ocorreu após um vídeo crítico à obra viralizar nas redes sociais e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM) emitir uma nota de repúdio.
De acordo com o comunicado da gestão municipal, o projeto será refeito utilizando o mesmo revestimento da área, mas na cor vermelha, em vez da tinta. A pedra portuguesa é um elemento presente em locais históricos de Manaus, como o Largo São Sebastião, no centro da cidade, que inspirou as famosas listras do Calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.
O comunicado também esclarece que o projeto da construção de uma ciclofaixa de 3,6 quilômetros segue os parâmetros definidos em conjunto com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). O município reconhece a importância dos pontos levantados pela sociedade civil e organizada no debate público e optou por readequar o projeto original.
Ainda neste domingo, o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Júnior, esteve no local e explicou que a mudança no projeto não acarretará em aumento do orçamento previsto para a obra. “Entramos em contato com a empresa terceirizada, que fará a remoção e substituirá as pedras portuguesas pela cor apropriada, sem custos adicionais para o município”, afirmou em um vídeo publicado nas redes sociais.
Assista: