Especialistas independentes e a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) relataram nesta quinta-feira (21) que um novo reator no complexo nuclear de Yongbyon, na Coreia do Norte, parece estar operando pela primeira vez. Isso aponta para uma possível fonte adicional de plutônio para armas nucleares no país asiático.
Enquanto a Coreia do Norte já utiliza o combustível de um reator nuclear de cinco megawatts em Yongbyon para a produção de plutônio, uma descarga detectada de um reator maior indica que ele também pode estar entrando em operação, conforme mencionou a Aiea. Vale ressaltar que a agência não tem acesso direto à Coreia do Norte desde 2009, dependendo principalmente de imagens de satélite para monitoramento.
Embora não seja possível confirmar o status operacional do novo reator sem acesso direto, especialistas do Centro James Martin de Estudos de Não Proliferação na Califórnia sugerem que ele pode se tornar uma fonte significativa de material nuclear para o programa de armas atômicas. A notícia surge em meio a declarações recentes do líder norte-coreano Kim Jong Un sobre a capacidade nuclear do país, alertando que não hesitarão em lançar um ataque nuclear se provocados.
Esse desenvolvimento intensifica a preocupação internacional, especialmente após os recentes testes de mísseis balísticos intercontinentais realizados pela Coreia do Norte. A comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos da situação na península coreana.