Nesta segunda-feira (5), o Palácio de Buckingham confirmou que o Rei Charles III, de 75 anos, foi diagnosticado com câncer. Os detalhes sobre o tipo e o estágio da doença ainda não foram divulgados.
O monarca, que recentemente enfrentou um aumento da próstata não relacionado a um tumor durante uma hospitalização, foi surpreendido com a descoberta de um tipo diferente de câncer durante o mesmo período. Fontes da Reuters afirmam que não se trata de câncer de próstata.
O Palácio informou que o Rei Charles III já iniciou o tratamento e, embora tenha sido aconselhado a reduzir suas atividades públicas, ele continua comprometido com suas obrigações de Estado, incluindo encontros com o primeiro-ministro Rishi Sunak.
A decisão de tornar público o diagnóstico visa evitar especulações e promover a conscientização sobre o câncer. Isso marca uma ruptura com a tradição da realeza britânica em manter questões de saúde em privado.
Em janeiro, a Rainha Camilla havia assegurado que o Rei estava se recuperando bem após uma cirurgia de próstata. O comunicado do Palácio destacou que o procedimento era uma correção para um crescimento prostático.
O Rei expressou confiança em seu tratamento e aspira retornar às funções públicas o mais breve possível. Caso ele fique impossibilitado de cumprir suas funções, a Constituição do Reino Unido prevê a nomeação de um conselho de Estado, atualmente composto por Camilla, Príncipe William, Princesa Anne e Príncipe Edward. O Príncipe Harry planeja viajar ao Reino Unido para se reunir com o pai.
Enquanto isso, o Príncipe William pausa seus compromissos públicos devido à recuperação de Kate de uma cirurgia abdominal. O primeiro-ministro Rishi Sunak expressou votos de pronta recuperação ao Rei, enfatizando o desejo nacional por seu bem-estar.