O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, realizará uma visita oficial ao Brasil nesta segunda-feira (17). Lavrov é um diplomata de carreira que atua desde os tempos da União Soviética e é considerado o principal articulador de Moscou pelo mundo, sendo homem de confiança do presidente Vladimir Putin.

A visita de Lavrov ocorre em um momento em que o governo brasileiro busca intermediar a paz e o fim do conflito na Ucrânia, que já dura mais de um ano desde fevereiro passado.

Lavrov tem como missão defender os interesses geopolíticos de Moscou e já representou a Rússia na ONU durante vários anos, participando de importantes negociações, como a guerra no Iraque, a guerra no Afeganistão, a guerra na Síria e o acordo nuclear com o Irã.

Atualmente, ele tem a tarefa de justificar e defender a invasão do território ucraniano pelas tropas russas, o que o torna alvo de críticas e o coloca sob os holofotes da imprensa internacional. Em uma de suas falas, a Rússia ameaçou a Otan com um ataque nuclear por enviar ajuda militar ao governo de Kiev. O conflito na Ucrânia é o primeiro na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945.

Lavrov não é apenas um porta-voz do Kremlin no cenário internacional, mas também um importante negociador, cujas decisões podem influenciar o futuro do conflito no Leste Europeu.

De acordo com analistas, não há perspectivas claras para o fim do conflito, já que ambos os lados não possuem exigências bem definidas, o que dificulta a realização de um acordo de cessar-fogo ou um tratado de paz.

A visita de Lavrov ao Brasil para um encontro com o governo brasileiro é uma nova demonstração do poder de articulação de Moscou por meio deste diplomata.

Carreira de Serguei Lavrov

Serguei Lavrov nasceu em Moscou, na União Soviética, em 21 de março de 1950, filho de um pai armênio e de uma mãe russa. Ele frequentou o Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou e se juntou ao Ministério das Relações Exteriores da União Soviética em 1972.

De 1976 a 1981, Lavrov trabalhou no Departamento para Organizações Internacionais do Ministério de Relações Exteriores Soviético. Em seguida, ele ocupou vários cargos na missão diplomática soviética nas Nações Unidas, incluindo o de primeiro-secretário, assessor e assessor sênior, entre 1981 e 1988.

Após o fim do bloco comunista, Lavrov se tornou o encarregado chefe do Departamento para Relações Econômicas Internacionais no Ministério Russo de Relações Exteriores. Entre 1990 e 1992, ele foi o diretor do Departamento para Organizações Internacionais e Problemas Globais do mesmo Ministério.

(*) Informações conexaopolitica

Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

PUBLICIDADE
Compartilhar.