O ex-secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, deixou a pré-campanha do candidato Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo devido à postura do deputado em relação ao ataque do grupo terrorista Hamas no sul de Israel. Gorinchteyn, que é judeu e liderou a secretaria estadual de Saúde durante o governo de João Doria, onde enfrentou a pandemia de COVID-19, estava coordenando o programa de saúde de Boulos.
Ele criticou Boulos por não condenar explicitamente o Hamas após o ataque. Em uma nota publicada no Instagram, Gorinchteyn afirmou: “Nessa ação, reafirmo meu compromisso como judeu em apoio ao Estado de Israel e em respeito às vítimas e seus familiares. É imperativo condenar e repudiar ataques terroristas contra civis em qualquer lugar do mundo.”
No domingo, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, oficialmente declarou que o país está em estado de guerra. O Ministério da Saúde de Israel reportou que o número de vítimas fatais no país chegou a 700. Enquanto em Gaza, as autoridades locais relatam cerca de 400 mortes.
No sábado, Jean Gorinchteyn publicou um vídeo falando sobre a situação em Israel, enfatizando a responsabilidade da sociedade civil em se posicionar contra esses eventos.
Este episódio foi utilizado por opositores de Boulos para criticá-lo, expondo imagens do deputado com mensagens de apoio à Palestina nas redes sociais. Boulos, por sua vez, se manifestou nas redes sociais reiterando sua defesa dos direitos do povo palestino e condenando “ataques violentos a civis,” ao mesmo tempo classificando o uso das imagens como fake news.
Os ataques do Hamas a Israel também reacenderam o embate nas redes sociais entre bolsonaristas e aliados do ex-presidente Lula. Jair Bolsonaro repudiou o ataque terrorista do Hamas e mencionou que o grupo terrorista havia parabenizado Lula quando o TSE anunciou o vencedor das eleições de 2022.
Lula, por sua vez, manifestou choque com os ataques terroristas e prestou condolências às famílias das vítimas, reiterando seu repúdio ao terrorismo em todas as suas formas.