O governo federal planeja alocar R$ 992 mil para contratar serviços de engenharia destinados ao projeto e instalação de um sistema de supervisão, automação e controle predial no complexo da Presidência, de acordo com o edital de licitação.
O licitante vencedor assumirá a responsabilidade de desenvolver estudos iniciais, um anteprojeto, além de gerenciar o orçamento e o cronograma. Os serviços abrangerão uma área de 107 mil metros quadrados, que inclui o Palácio do Planalto, seus anexos, Palácio da Alvorada, Palácio do Jaburu, Granja do Torto, Pavilhão das Metas e edifícios do complexo de apoio, como o GSI.
Os detalhes propostos devem abranger subsistemas específicos, como controle de acesso, climatização, energia e iluminação, detecção e alarme de incêndio, elevadores, além de gerência de interfaces e supervisão e controle operacional.
O governo destaca que a atualização do sistema de automação visa reduzir o consumo de energia elétrica e água, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança operacional de equipamentos e instalações. A iniciativa de substituição dos equipamentos existentes busca criar um sistema mais eficiente, com dispositivos mais confiáveis e menor tempo de inatividade para manutenção.